Image Map

A Bíblia Satânica, de Anton Szandor LaVey

17/10/2010

"O símbolo de Baphomet era usado pelos Templários para representar Satan. Baphomet representa os Poderes das Trevas combinados com a fertilidade geradora do bode. Na sua forma "pura", o pentagrama é mostrado rodeando a figura de um homem nas cinco pontas da estrela - três pontas para cima, duas apontando para baixo - simbolizando a natureza espiritual do homem. No Satanismo o pentagrama também é usado mas, uma vez que esta religião representa os instintos carnais do homem, ou o oposto da natureza espiritual, o pentagrama é invertido para acomodar perfeitamente a cabeça do bode - os seus cornos, representando a dualidade, empinados para cima em desafio; as outras três pontas invertidas, ou a trindade negada. As figuras hebraicas em redor do círculo externo do símbolo soletram "Leviathan", a serpente do abismo de água identificada como Satan."

Não sei até que ponto será bom ou mau ter lido um livro chamado “A Bíblia Satânica” (foi bom). Comprei-o por pura curiosidade, já que o autor desmitifica o que é o Satanismo (e não, não é sacrificar virgens). É preciso urgentemente remover todos os preconceitos em relação a esta religião – sim, o Satanismo é uma religião.

Existem bastantes ideias pré-concebidas em relação ao Satanismo e, sendo assim, é necessário saber o que é o Satanismo, não para nos tornarmos todos satanistas mas para não cairmos no constante erro de rotular uma coisa de algo que não o é. É por isso que esta bíblia encanta, porque nos esclarece esta religião e não tenta converter ninguém.

LaVey, autor do livro, conseguiu escrevê-lo muito bem nesse sentido – de explicar o que é e o que não é Satanismo sem tentar transformar quem quer que seja. Aliás, só quem se identifica completamente com o que está lá escrito se descobre como satanista. Um ponto curioso, aqui, é que sempre nos identificamos com algum ideal satanista. Convenhamos, o que o Satanismo tem de bom é que nos deixa ser humanos – não ignora a nossa natureza como as outras religiões ignoram. Um exemplo: diz-nos que devemos ser como os outros são para nós, uma espécie de olho por olho e dente por dente (o que é exactamente o que nós fazemos), enquanto outras religiões dizem-nos que devemos sempre praticar o bem (o que é o que ninguém faz).

Este livro, que é a base da religião satânica laveyana, foi traduzido para a nossa língua com o intuito de clarificar os indivíduos, satânicos ou não. Não é de minha intenção entrar em interpretações do livro, até porque eu não conheço o Satanismo a fundo e poderia cair em erro e o livro traz todos os fundamentos da religião explicados em miúdos. Apenas aconselho a leitura.

Porquê? Para nos clarificar, como já dito acima, para não acreditarmos em concepções que não o são. Para, principalmente, compreender os fundamentos do Satanismo e respeitar quem o seja, isto é, para eliminar os preconceitos contra esta religião.

Como já dito acima, só se irá converter ao Satanismo quem se identificar completamente com o que está escrito na sua Bíblia. Não é preciso ter medo do livro...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...